Acne – na primeira pessoa & dicas

63 views Leave a comment

Já por aqui falei na minha luta contra a acne durante vários anos. Para terem uma ideia, aos 12 anos já era seguida por uma dermatologista. Entre mil e uma mezinhas caseiras, vários tratamentos e medicamentos, com pausas pelo meio, chegamos a um ponto (eu e a dermatologista) em que só a medicação mais forte poderia resultar – num problema que tinha origem hormonal e que claramente não se iria resolver com cremes ou loções.

Foi assim que, aos 17 anos, com todas as hesitações e alertas associados à toma deste gênero de medicamento, tomei Roacutan. Eram uns comprimidos, fortes, que me deixaram a pele extremamente seca, a escamar mesmo e MUITO sensível (associada a lábios secos e a olhos vermelhos). O mesmo libertou tudo o que eram borbulhas interiores, impediu-me de apanhar muito sol durante um verão e fez-me estar cerca de dois meses nos EUA sem tocar num único chocolate (acreditam?).

Felizmente que a acne desapareceu, mas a experiência (traumática) de ter acne severa deixou marcas (felizmente não na pele, porque nunca fui de espremer “espinhas”) e, por isso, desde então, tento mimar MUITO a minha pele, proporcionando-lhe os melhores cuidados, e tentando não me desleixar na limpeza, hidratação e, claro, proteção.

Nem toda a acne é, felizmente, igual, e a maior parte das pessoas que têm borbulhas não chega a necessitar de consultar um médico por causa deste problema. Mas também não se deve desvalorizar – no meu caso, valeu-me uma mãe conscienciosa que desde o início tudo fez para tentar resolver o problema da filha.

Por outro lado, e se é verdade que este é um problema que afeta mais os adolescentes, também não é menos verdade que são cada vez mais comuns os casos de acne tardio.

Se sofre com este problema, aqui ficam algumas dicas que podem ajudar:

  1. É importante começar por perceber que tipo de acne tem. Se achar que é particularmente severo, é possível que necessite de consultar um médico, que analisará o tipo de acne em causa e lhe dará o tratamento mais eficaz.
  2. Limpar sempre bem o rosto, duas vezes por dia, com produtos não agressivos, mas que impliquem água, é muito importante. A pele necessita de se ver livre de impurezas, sejam elas resultado da maquiagem ou da poluição do dia-a-dia.
  3. Lave sempre bem as mãos antes de tocar na pele do rosto. E evite tocar na mesma ao longo do dia, para evitar que mais impurezas entrem em contato com a pele.
  4. Deve também trocar a toalha de rosto com frequência, bem como a fronha da almofada, para evitar acumulação de bactérias, que poderão atingir o rosto.
  5. Evite espremer borbulhas, por causa das inestéticas manchas que depois aparecem. Deixe que sequem naturalmente ou com ajuda de um produto específico.
  6. Proteja sempre a pele do rosto com um creme com proteção solar, para evitar manchas futuras, que podem custar MUITO a desaparecer.
  7. Use sempre produtos adequados para peles oleosas, com imperfeições ou acne.

E que produtos podem esses? Bem, isso fica para outro post, a publicar muito em breve…

Salvar

Salvar