Dicas para Usar Sapatos de Salto Alto

220 views Leave a comment

salto alto

Um dos grandes problemas que as mulheres enfrentam durante a vida são as dores e o desconforto associado ao uso de saltos altos. Mas usar sapatos de salto alto não tem que ser o sinônimo de desconforto. Damos-lhe sete dicas para andar de saltos altos, sem ter que abdicar do conforto.

Tamanho correto

Um dos grandes erros é não usar o tamanho de sapato certo para o pé. O tamanho do pé varia ao longo dos anos, especialmente depois de ter filhos. Tente medir o tamanho dos pés uma vez por ano, tendo em conta, não só o comprimento, como também a largura destes.

Conheça o pé

Tente perceber qual é o seu tipo de pé. Uma maneira é ir a um podologista para ver como é o seu pé, mas se não tem tempo ou mesmo paciência, existem outras formas de perceber como funciona o pé, qual a sua forma. Pinte a palma do seu pé e pise uma folha de papel. A impressão do pé no papel vai ajudá-la a perceber qual o arco do pé e quais as zonas que pressiona mais ao andar para ver as partes do pé que poderão doer mais.

Quanto mais largo o salto, melhor

Evite os saltos finos. Para se equilibrar neste tipo de saltos, a pressão nos pés é maior e logo há mais probabilidades de ter dor. Para um evento festivo, são lindos, mas, para o dia a dia, se não consegue abdicar do salto alto, opte por saltos mais grossos para um melhor equilíbrio e menor pressão para os pés.

Evite solas finas

As solas mais finas causam, quase sempre, mais dor na parte inferior do pé. O ideal é que a sola seja um pouco mais grossa, tipo os sapatos compensados, para diminuir a pressão dos pés ao andar. As solas em borracha, goma são as melhores para absorver essa pressão.

Descanse

Quando puder, tire os sapatos e alongue os tornozelos e os dedos do pé para descansar um pouco os pés e aguentar mais tempo nos sapatos. Dica: ao final do dia, quando tirar os sapatos, faça este pequeno truque para relaxar os pés e os músculos da barriga da perna, sentada no chão com as pernas esticadas, aponte os dedos dos pés para a frente e depois para cima, durante uns minutos, e, depois, faça o mesmo movimento para os lados.

Sapatos mais fechados

Quanto mais fechados ou subidos forem os sapatos melhor são para o seu pé. As botas e/ou os botins de salto alto são um calçado que dá para usar todos os dias, porque não pressionam tanto os pés como o calçado de salto alto aberto.

Palmilhas

As palmilhas fazem maravilhas aos pés, principalmente com sapatos de salto alto. Em geral, as melhores são de silicone e dão apoio à parte da frente da palma do pé. Darão mais firmeza aos pés nos sapatos e irão proteger os dedos dos pés da fricção e de possíveis bolhas.